Estabelecer limites saudáveis (e mantê-los) é a chave para proteger a minha paz, manter o equilíbrio e alcançar o
que quero na vida e no trabalho!
Nos últimos anos esforço-me por proteger a minha paz interior. Nem sempre foi assim mas hoje é uma prioridade. Porquê? Porque a vida tem de fazer sentido, e sucesso deve ser uma palavra que também faça sentido. Para mim, sucesso, está associado a um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Significa desenvolver serviços que criam impacto positivo, fazer o que mais gosto e sentir-me em paz. Hoje, embora continue a trabalhar com esta perspetiva, em que a motivação se encontra com a excelência, e esteja apaixonada pelo que faço, tenho uma visão clara de que quero VIVER.
Talvez estejas numa fase semelhante. És ambiciosa(o), mas não queres que essa ambição te leve a um ‘burnout’. Essa é uma linha onde queres criar um limite, mas não queres perder oportunidades. Desejas profundamente que os teus dias sejam preenchidos com muita alegria e ainda te vês numa busca incansável por melhorar e desenvolver um serviço que transforma vidas. Pois, coincidimos! Eu quero o mesmo para mim! Mas isso leva-me a falar-te do que eu considero um dos meus sucessos pessoais mais importantes: a definição de limites. Os meus não negociáveis.
Como podemos fazer isso? Criando limites que delimitam claramente o nosso espaço e o nosso tempo. Evitam cairmos no modo “correria”, só porque não conseguimos ‘dizer não’ a uma oportunidade tentadora que aparece. Bem sei, por experiência, que é desafiante! Mas também sei que é por aqui o caminho que nos faz crescer e viver uma vida com significado e propósito. Neste episódio partilho contigo 3 limites pessoais de que não abdico e que defini para mim para aplicar a todas as dimensões da minha vida: pessoal e profissional. Ouve e pensa no que é que isto pode significar na tua vida. Não têm de ser os mesmos que os meus. Partilho contigo o que faço, o porquê e pergunta-te: O que é que te serve?; O que precisas de definir como limite na tua vida para te manter no caminho que queres seguir? Pensa nos limites que precisas criar para proteger a tua paz, seja ela o que for para ti. E, se o que vais ouvir aqui te diz alguma coisa, podes sempre adotá-los e ver se resultam contigo. Vamos a isso!
Hoje, vais ouvir falar:
» A importância de estabelecer limites claros para proteger o nosso espaço e tempo.
» Como a falta de limites pode levar a um estado de sobrecarga e stress.
» Um exercício para perceber claramente quais são os nossos limites.
» Como te comprometeres com os teus limites sem te sentires culpada(o) ou sem medo. A importância de dizer “não” de forma assertiva e ter a confiança para o dizer ajuda-te a estabelecer e a manter limites saudáveis e intencionais.
» Como faço a integração intencional entre vida pessoal e profissional para prevenir o ‘burnout’ e manter a produtividade. A melhor utilização da Lei de Parkinson.
» O porquê de definir limites em relação ao tempo de ecrã e às redes sociais. Quando os equipamentos eletrónicos são permitidos e quando não o são (o que a UNESCO apelou às escolas).
» Como manter um ambiente de trabalho livre de distrações pode aumentar a eficácia e a atenção plena.
» Quero que saias deste episódio com limites claros e intencionais para proteger a tua paz independentemente do que esta represente para ti.
Espero inspirar-te neste episódio a explorar os limites que tens definidos ou onde precisas estabelecê-los para te trazer mais realização pessoal e profissional! Vamos começar?
Ouve o episódio, e, já agora, se conheces algum amigo(a) que lidera um serviço a quem esta informação possa ser útil, não hesites em partilhar o link deste episódio! Vais estar a fortalecer a comunidade e a ajudá-lo(a).
Links mencionados no episódio:
» Episódio #5: 5 Estratégias Práticas para Gerir Interrupções e Melhorar a Produtividade e o Bem-Estar
Avalia, comenta e segue o Pontes de Impacto no Apple Podcasts!
Se ficaste inspirado(a) pelas minhas partilhas, considera por favor a possibilidade de classificar e avaliar o programa! O teu ‘feedback’ ajuda-me a apoiar mais pessoas a avançar para um serviço e a vida que desejam. Clica aqui, desliza até ao final da página, toca para atribuir cinco estrelas e seleciona “Escrever uma avaliação”. Não te esqueças de nos contar o que mais gostaste no episódio!
Além disso, se ainda não o fizeste, não te esqueças de seguir o podcast. Lançamos episódios e conteúdo extra que só vais encontrar no feed. Não percas a oportunidade. Segue aqui!