Como pode o Lean ajudar as organizações sociais a criar mais Valor Social?
Hoje queremos falar-vos de eficiência operacional. Para muitos, um tema cinzento. Não é, na verdade. Nem deve ser. Basta pensar em como a vida fica cheia de cor sempre que fazemos mais com menos. Menos tempo, menos dinheiro…
Na Indústria, a importância da eficiência operacional é inquestionável. Nos Serviços não é diferente, e em particular nas organizações sociais, embora nem sempre pensemos nela sob a perspetiva certa. Talvez se explique pela sua natureza intangível, e, por isso, mais difícil de caracterizar e quantificar.
Conhecido como o milagre das refeições, damos aqui a conhecer um projeto de melhoria com o mote “Refeições por Hora – Fazer chegar mais depressa a comida àqueles que precisam”. Executado com uma abordagem Lean (TPS), e levado a cabo pelo Banco Alimentar de Nova Iorque com a colaboração da Toyota num contexto de catástrofe, conseguiu aumentar a entrega em mais de 400 refeições e distribui-las em metade do tempo.
A criação de valor neste projeto e o seu impacto salta à vista e deve inspirar outras organizações a replicar as boas práticas que resultam da transformação Lean. Felizmente, já se começa a ver a eficiência operacional nos planos de ação e de estratégia das organizações sociais.
O Desafio
O Problema
Em 2012, a Tempestade Sandy devastou a Costa Leste nos Estados Unidos, deixando muitos nova-iorquinos com acesso limitado a alimentos para as suas famílias. O Food Bank (Banco Alimentar) de Nova Iorque entrou em ação, mas de repente viu-se com uma procura de alimentos superior à sua capacidade e com falta de pessoal.
A Solução
Eliminação do desperdício (aka Muda, em japonês). Redução do tamanho das caixas das refeições para eliminar o desperdício de espaço e conseguir colocar mais caixas no camião de transporte. A alteração da caixa também permitiu um melhor manuseamento com impacto nos tempos de movimentações e de transporte.
Criação de fluxo contínuo. Eliminação de distâncias percorridas pelos voluntários para colocar os produtos alimentares nas caixas (conhecidos como Desperdícios de Movimentações e Transportes). Desenho do layout, organizando os produtos no local certo e no momento certo para o empacotamento, eliminando deslocações.
Os Resultados
- O Banco Alimentar conseguiu alimentar mais 400 famílias em metade do tempo
- O tempo de distribuição foi reduzido de 3 horas para 1 hora
- Maior satisfação das famílias beneficiárias (cliente)
- Diminuição do tempo de espera nas filas para receber os produtos alimentares
- Aumento do transporte de 864 para 1260 refeições
- Tempo de empacotamento reduziu de 3 minutos para 11 segundos.
Fonte: Food Bank For New York City in Bonjour Supermarché
Gostaste? Se quiseres podes ainda acompanhar-nos mais de perto. Subscreve aqui a nossa newsletter para estares a par de novidades, receberes dicas e conteúdos exclusivos.