Como Construir Uma Equipa Que Resista Ao Teste Do Tempo – Parte 1

#24: Como Construir Uma Equipa Que Resista Ao Teste Do Tempo – Parte 1

Podcast Pontes de Impacto com Marta A. Caldeira - InovSocial®
Pontes de Impacto
#24: Como Construir Uma Equipa Que Resista Ao Teste Do Tempo – Parte 1
A carregar
/

A base para criar uma equipa leal, empenhada e motivada!

Confesso que fiquei um pouco nostálgica ao dar por mim a pensar: já se passaram mais de 24 anos desde que comecei a liderar equipas! Começámos em 2001 com três pessoas, crescemos para cerca de 40 e já trabalhei com centenas de líderes e equipas. Parece que foi ontem que entrei num edifício ainda por abrir!

Já te aconteceu sentir que a tua equipa não está tão envolvida como desejavas? Ou que há sempre alguém que se vai embora mais cedo do que esperavas? Eu conheço bem este cenário. Há equipas que se mantêm unidas durante anos e outras que parecem estar sempre à beira de uma nova saída. A grande questão é: porquê?

Construir uma equipa requer tempo, paciência e vontade de aprender o que funciona melhor para ti e para as pessoas da tua equipa. Para mim, foi uma verdadeira jornada – mas que valeu a pena. Posso dizer-te que consegui construir uma equipa de excelência, daquelas que dá gosto liderar.

Gostaria de expressar a minha profunda gratidão a todas as pessoas das minha equipas. Seja pelo sorriso contagiante, pela energia, pelo apoio incansável, mas, acima de tudo, pela ética e vontade de fazer sempre melhor.

Mas isso não aconteceu por acaso. Ao longo do caminho, enfrentei desafios, aprendi lições valiosas. Uma dessas lições fundamentais foi compreender que as equipas não se constroem apenas com boas intenções; é necessário dispor de conhecimentos e estratégias adequados.

Neste episódio, exploro três fatores essenciais que fazem com que as pessoas das nossas equipas queiram ficar e dar o seu melhor, que integram abordagens que fortalecem o compromisso, a motivação e a lealdade das equipas.

Hoje falo sobre:
» Desafios que enfrentei na liderança e como as equipas evoluíram ao longo do tempo.
» Como saber se temos as pessoas certas nos lugares certos – e o que fazer quando não temos.
» O que fazer quando os valores e a visão de uma pessoa da equipa não estão alinhados com os do serviço (spoiler: mais cedo ou mais tarde, isso vai notar-se!).
» O impacto de uma equipa envolvida e comprometida nos resultados: produtividade, motivação e qualidade do serviço.
» Equilíbrio entre habilidades e desafios: como encontrar o ponto certo.
» Um dos meus maiores erros de liderança e como o ultrapassei.
» O poder do foco nas forças individuais: potenciar o que cada pessoa faz de melhor.
» Três perguntas-chave para os líderes avaliarem as competências e o alinhamento das suas equipas.

Este episódio está dividido em duas partes. Hoje falámos sobre o primeiro grande fator que faz a diferença, mas há dois outros que muitos líderes ignoram completamente. E um deles pode estar a fazer a tua equipa perder motivação sem que te apercebas. Vamos falar sobre isso na Parte 2 que será publicada num próximo episódio.

Espero que te sintas inspirada(o) e com vontade de aprender o que funciona melhor para ti e para as tuas pessoas. Vamos começar?

Ouve o episódio, e se conheces algum amigo(a) que lidera um serviço a quem esta informação possa ser útil, não hesites em partilhar o link deste episódio! Vais estar a fortalecer a comunidade.

Clica aqui para ouvir!

Links mencionados no episódio: NA

Avalia, comenta e segue o Pontes de Impacto no Apple Podcasts!

Se ficaste inspirado(a) pelas minhas partilhas, considera por favor a possibilidade de classificar e avaliar o programa! O teu ‘feedback’ ajuda-me a apoiar mais pessoas a avançar para um serviço e a vida que desejam. Clica aqui, desliza até ao final da página, toca para atribuir cinco estrelas e seleciona “Escrever uma avaliação”. Não te esqueças de nos contar o que mais gostaste no episódio!

Além disso, se ainda não o fizeste, não te esqueças de seguir o podcast. Lançamos episódios e conteúdo extra que só vais encontrar no feed. Não percas a oportunidade. Segue aqui!